• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projetos Finalizados

Coleção de projetos conduzidos pelos alunos de graduação e pós-graduação já finalizados.

  • Maicon Guzzon Lima ( 0 Artigos )
    PROPOSTA DE INFRAESTRUTURA DE INFORMAÇÃO PARA APOIO AO ACOMPANHAMENTO FÍSICO E FINANCEIRO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM SANTA CATARINA
     
    Neste trabalho foi desenvolvida uma proposta de infraestrutura de informação para organizar os dados orçamentários e financeiros do Estado de Santa Catarina. Visa-se com isso facilitar a população e os gestores públicos a acompanharem, tanto física quanto financeiramente o processo de execução de cada uma das ações finalísticas do Governo que foram propostas durante o Plano Plurianual (PPA). Essa infraestrutura consiste em um modelo de dados composto por dimensões e fatos, bem como por processos de ETL, os quais realizam a carga extraindo e transformando os dados desejados, que são oriundos de fontes como o IBGE e SIGEF (Sistema Integrado de Gestão e Planejamento Fiscal de Santa Catarina). Depois de criada, essa infraestrutura foi testada na prática através da criação de duas ferramentas para a exibição das informações, uma destinada à população e outra, com recursos mais analíticos através do Pentaho Business Analytics, destinada aos gestores. O trabalho apresenta também a viabilidade da utilização desta infraestrutura evidenciada através de questionários aplicados a desenvolvedores e gestores. As respostas mostram que, se for realmente implantada, alguns problemas existentes hoje seriam praticamente eliminados como, por exemplo, o elevado tempo de desenvolvimento de novas consultas, problemas de desempenho ou dificuldade de manutenção das aplicações, problemas estes que trazem uma enorme dificuldade para a realização eficiente do controle e do monitoramento orçamentário.
    E por fim, essa infraestrutura criada visa permitir também que Santa Catarina passe a seguir uma tendência que se vê ao redor do mundo na Nova Gestão Pública: a abertura dos dados governamentais para a população, fator este o maior motivador do trabalho.

     

  • Rafael Bianco ( 1 item )
    PUBLICAÇÃO E USO DE LINKED DATA: DA TEORIA A PRÁTICA
     
    A publicação de dados abertos na Web é uma tendência presente e com grandesprojeções para o futuro. Não somente governos, que são responsáveis pelo maiorvolume de iniciativas, mas também a iniciativa privada, têm apostado nessa tendência.Nesse contexto, linked data é um novo modelo de publicação de dados abertos proposto por Tim Berners-Lee, criador da Web, como uma alternativa aos modelos existentes. Avantagem desse modelo de publicação está na sua arquitetura, herdada da Web clássica,ou Web de documentos, e da Web Semântica. Tal arquitetura permite a criação de umaWeb de dados, ou um espaço global de dados. Esse trabalho faz uma extensa revisãosobre o estado da arte dos conceitos e das abordagens de publicação utilizando linkeddata, e aplica-os em casos de teste que exploram diversas das abordagens de publicação.A massa de dados utilizada para os testes é um fragmento do esquema de dados doCurrículo Lattes Institucional da UFSC. Os casos de teste visam a avaliaçãocomparativa das diversas abordagens, sendo que as abordagens estudadas limitam-se àsaplicáveis à dados provenientes de bancos de dados relacionais. Esse projeto apresentaum excelente referencial teórico sobre a publicação de dados abertos com linked dataem língua portuguesa, algo ainda pouco disponível atualmente. Apresenta tambémcomparativos entre técnicas, métodos, ferramentas e abordagens de publicação de dadosabertos utilizando linked data.
  • Renê Michels Rodrigues ( 0 Artigos )
    DESENVOLVIMENTO DE UMA ONTOLOGIA GEOESPACIAL DO BRASIL
     
    Com a evolução da Web para o cenário atual, conhecido como Web 2.0 ou Web de hipertexto, ocorreu a transformação da internet, vista agora como uma plataforma. Nesta situação mudou também o entendimento das regras para obtenção de sucesso neste novo âmbito, tendo como a mais importante o desenvolvimento de aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores, aproveitando-se da inteligência coletiva.
     
    Assim a quantidade de bases de dados, documentos e informação cresceu exponencialmente, todavia o fato desses conteúdos estarem mal estruturadas impossibilita que aplicações inteligentes trabalhem com eles.
    Com essas necessidades, visto que a Web caminha para mais uma evolução, a Web Semântica, surgiu o conceito de linked data (dados interligados), que prevê um estilo de publicar e interligar dados estruturados na Web de forma tão fácil quanto documentos são compartilhados atualmente, de modo que uma pessoa ou máquina possam explorá-los. Quanto mais um dado for interligado com outros dados maior é o seu valor e sua utilidade.
     
    Com um conjunto crescente de bases de dados com conteúdo já organizado, estruturado e ligado, surge a necessidade de desenvolver uma aplicação que trabalhe com estas informações e possibilite a integração dos dados aberto disponibilizados pelo projeto Linked Open Data com dados privados relativos a um ambiente empresarial, conhecido como Enterprise Linked Data. Para o desenvolvimento desta aplicação será utilizado um framework de gerenciamento de conteúdo, ou Content Management Framework (CMF).
  • Guilherme Tiscoski/ Jorge Sá ( 0 Artigos )
    DISPONIBILIZAÇÃO NA WEB DE DADOS GEOGRÁFICOS DO BRASIL NA FORMA DE LINKED DATA
     
    Dados abertos (Open Data, originalmente) são uma vertente da tecnologia da informação que vem crescendo muito na última década, principalmente nos últimos cinco anos. Seu conceito se baseia na ideia de que alguns tipos de informação devem ser disponibilizados gratuitamente, de forma que qualquer pessoa ou instituição possa ter acesso e utilizar da forma que bem entender, sem restrições de direitos autorais ou qualquer mecanismo de controle. O objetivo desse movimento é criar uma cultura coletiva de construção, agrupamento e publicação de dados. O conceito de web semântica surgiu ao público em 2001 com a publicação de um artigo na revista Scientific America com autoria de Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila. Sues principais objetivos são: definição de padrões de formatação para a integração e combinação de dados provenientes de diversas fontes; atribuição de significado, mostrando como os dados se relacionam com objetos do mundo real. Portanto, se um dos objetivos da web semântica é a integração entre diversas fontes de dados, visando enriquecer as informações disponíveis, pode se dizer que Linked Data é um dos pilares que a sustenta.O termo Linked Data representa um conjunto de boas práticas para conectar e publicar dados estruturados na Web (BERNERS-LEE et al, 2009). A adoção dessas boas práticas tem conduzido à criação de um data space global, no qual informações de diversas fontes e domínios diferentes são relacionadas.Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-prática dos conceitos de publicação de dados abertos, seguindo os princípios de Linked Data. Como prova da aplicação destes conceitos disponibilizamos um conjunto de dados que seguem estes padrões, além de uma aplicação que os consome.
  • Gesiel da Silva e Greici Baretta Franzen ( 0 Artigos )

    PUBLICAÇÃO DE DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS NO FORMATO LINKED DATA

     
    O presente projeto envolveu o experimento realizado com dados estatísticos de produção agropecuária do estado de Santa Catarina, fornecidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Inovação (EPAGRI), em uma série histórica de 1970 a 2011, que foram publicados nos princípios do Linked Data. Para tanto, os dados foram tratados e armazenados seguindo um modelo dimensional e representados por três ontologias complementares. Em seguida, foram publicados em triplas RDF segundo o Data Cube Vocabulary e publicados em um servidor de triplas. Por fim, os dados são consumidos por uma aplicação web de código aberto, que apresenta os dados em RDF na forma de gráficos, semelhante a um cubo OLAP. O experimento resultou no estabelecimento de um processo que poderá ser replicado para a publicação de séries estatísticas segundo os princípios de Linked Data usando uma abordagem inovadora que possibilita dar escala a geração de Cubos de dados em RDF.
  • Rodrigo Rocha Coelho ( 0 Artigos )
    SISTEMA DE INDICADORES, PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO COM USO DE LINKED DATA
     
    O departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina possui um programa de pós-graduação que precisa ser administrado e monitorado constantemente. Para que esses requisitos possam ser alcançados, desenvolvem-se indicadores que auxiliam no processo de avaliação da situação do programa. Os indicadores, por sua vez, precisam estar bem estruturados e serem apresentados de forma clara e organizada para os responsáveis. Logo, está sendo desenvolvido um sistema que propicia aos coordenadores do departamento uma melhor análise e organização dos indicadores por eles criados.
    Para que a ideia de que a web semântica deveria ser algo maior do que somente a adição de dados, Tim Berners-Lee criou o conceito de linked data, que não apenas adiciona os dados nos documentos como também conecta os documentos entre eles. Aproveitando deste conceito, o sistema que está sendo desenvolvido para o programa de pós graduação do EGC (SIPO) consome dados que seguem o conceito de linked data, para análise de indicadores e a futura conexão de seus dados.
  • Eládio Isoppo ( 1 item )

    UMA ABORDAGEM DE ANOTAÇÃO SEMÂNTICA PARA PROCESSOS DE NEGÓCIO

    A gestão de processos de negócios permite uma visão privilegiada de uma organização por meio dos processos de negócio que ela realiza. Diversas empresas têm investido muito tempo e dinheiro no desenvolvimento de modelos de processos de negócios que permitam a implantação de uma gestão de processos de negócios de maneira efetiva. Contudo, muitas vezes após dedicar esforços da elaboração de modelos de processos de negócio adequados ocorrem inconsistências na execução desses processos outrora modelados, pelo fato de não ter sido levado em conta o conteúdo e as informações existentes nas interações entre processos e até mesmo dentro dos mesmos.

    O problema muitas vezes se agrava quando é necessária a implantação de sistemas que automatizem a gestão de processos de negócios nas organizações, como os BPMS (Business Process Management Systems), pois como não existe uma interação humana que possa perceber uma ambiguidade ou uma simples falha no processo devido ao seu valor semântico estar equivocado, esse problema pode replicado em uma grande escala.

    Desse modo, é proposto que haja uma anotação semântica, que possa identificar de maneira mais assertiva os papéis de cada agente envolvido no processo bem como identificar claramente os objetivos daquele processo antes mesmo de que ele tenha sido finalizado ou sequer inicializado.

     

  • Nitay Beduschi/ Samuel Cabral ( 0 Artigos )
    PUBLICAÇÃO E USO DE LINKED DATA DO SENSO ESCOLAR BRASILEIRO
     
    Em 2006 Tim Berners-Lee criou o termo linked data, que visa que dados bem estruturados possam ser interligados a outros dados, ou repositório de dados, fazendo com que possam ser consumidos por máquinas e humanos mais facilmente. Com este conceito de dados abertos governos e outras entidades começaram a disponibilizar dados para consumo de pesquisadores ou qualquer outro interessado. Uma dessas entidades é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste documento é proposto o uso desses dados do ENEM, que por meio dos conceitos de linked data e os padrões criados pela World Wide Web Consortium (W3C) serão tratados para poderem ser publicados e ligados a outros repositórios.
  • Textos Gerais ( 2 Artigos )
  • Carina Melatto Floriano ( 0 Artigos )
    CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA PUBLICAÇÃO DE LINKED DATA
     
    A publicação de dados abertos remete a termos como linked data, web de dados e web semântica, termos que são muitas vezes confundidos. A web atual, nomeada web sintática, possui uma grande quantidade, e diversidade, de dados. Esta quantidade tende a aumentar cada vez mais, o que implica um trabalho ainda maior aos motores de busca, que utilizam heurísticas, fornecendo portanto resultados inexatos, dado que uma heurística pode ser entendida como uma estimativa. Para deixar de utilizar heurísticas e trazer resultados exatos é proposta a busca a partir de conceitos, permitindo análise semântica, passando a web a ser então semântica. Um meio de tornar isso realidade é através do uso de ontologias.
    Este trabalho visa não somente apresentar uma ontologia para a publicação do currículo Lattes, mas sim uma ontologia para publicação do currículo Lattes como linked data. E este um dos principais motivos pelo qual não seria criada uma ontologia do zero especificamente para tal, ao invés disto, serão reutilizadas ao máximo, ontologias existentes unidas em uma ontologia de rede.
    Para atingir o objetivo de construir uma ontologia de rede que represente a parte do currículo Lattes que cabe ao escopo deste trabalho foi analisada a estrutura de dados do Lattes, foram pesquisadas ontologias considerando os seguintes critérios: completude, robustez (quanto menos robusta melhor). Foi considerado também, obviamente, o quanto a ontologia se associa com as propriedades do currículo Lattes.
  • Luiz FelipeK Koeler ( 1 item )

    UMA PROPOSTA DE ONTOLOGIA DE PROVENIÊNCIA PARA PUBLICAÇÃO DE LINKED DATA

    A Web Semântica é um novo passo no desenvolvimento da internet, marcado principalmente pela organização do conteúdo e pela interação inteligente do usuário com o material disponibilizado na rede. Em 2006 Tim Berners-Lee criou o conceito de linked data, o qual descreve um método de publicação de dados bem estruturados e interligados a outros dados, ou repositórios, de modo que possam ser consumidos por máquinas e humanos mais facilmente. Esse conceito tem ganhado força principalmente por ações de publicação de dados abertos e transparência governamental. Entretanto, a dificuldade em harmonizar informações extraídas de conjuntos de dados distintos, somados a questionável qualidade dos dados na Web, impulsiona um melhor controle no processo de publicação da informação. A proveniência de dados pode ser uma solução para esta problemática, pois visa o registro e a comunicação de todos os processos relacionados ao ciclo de vida dos dados. Para tratar esse problema, o presente trabalho tem como objetivo o levantamento dos estudos relacionados a este cenário e propor um modelo de proveniência para aplicação em dados abertos publicados no formato de Linked Data. Foram desenvolvidos dois conjuntos de ontologias para modelar o processo de Linked Data e aplicar práticas de proveniências sobre processos. Com base nestes modelos, partiu-se para a criação de instâncias da ontologia, e assim consultas de inferência foram realizadas demonstrando sua aplicabilidade.

 

 

 

 

 

 

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.